Pinhais do Zêzere

O que visitar

Praia Fluvial de Janeiro de Baixo

A aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo faz parte de um rico e vasto património histórico e etnográfico, de que são exemplo: o “tronco de ferrar”, a casa paroquial, a barca e a igreja Matriz.

O parque de campismo rural de Janeiro de baixo está situado nas margens do secular e ancestral rio Zêzere, através do qual se fazia a ligação de pessoas e bens entre Pampilhosa da Serra e o Fundão.

Janeiro de Baixo é, pois, um postal vivo da história milenar destas gentes. Aproveite para sentir os cheiros e aromas verdejantes. Pare e inspire. Percorra o caminho do Xisto de Janeiro de Baixo.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.

Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra

Situada na sede de concelho, a praia fluvial de Pampilhosa da Serra é, hoje, um dos seus maiores postais ilustrados.

As águas límpidas e cristalinas do rio unhais proporcionam banhos refrescantes e momentos de diversão a todos quantos nelas mergulham.

Aproveite e mergulhe na história da vila da Pampilhosa da Serra.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.

Praia Fluvial de Pessegueiro

A praia fluvial de Pessegueiro está inserida numa envolvência aldeã, tipicamente serrana. Avistam-se a igreja Matriz e o rústico casario xistoso, atravessados pela ribeira de Pessegueiro.

Atravessada por uma ribeira de águas limpidas e cristalinas, Pessegueiro e a sua praia fluvial são, com toda a certeza, um postal vivo e um retrato fiel da natureza no seu estado puro.

Nesta praia, pode usufruir de momentos de lazer e diversão no antigo lagar recuperado, bem como, aproveitar o contacto próximo com a natureza percorrendo o caminho do xisto de Pessegueiro.

Prolongue a sua estadia, neste paraíso na serra, nos modernos e bem tratados bungalows situados na praia fluvial.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.

Praia Fluvial de Santa Luzia

São muitos os portugueses que relacionam o concelho de Pampilhosa da Serra à Barragem de Santa Luzia.

A altitude e as formações rochosas, junto ao dique da barragem, são dos maiores espetáculos geológicos do interior de Portugal.

É, pois, aqui que o concelho de Pampilhosa da Serra disponibiliza uma piscina fluvial, que permite aos veraneantes nadarem e divertir-se em segurança na imensidão deste lago.

Têm ainda oportunidade de usufruir da ciclovia, do circuito de manutenção, de vários caminhos pedestres, do campo polidesportivo e até de um halfpipe de skate, para os mais jovens. Para usufruir destas e de outras modalidades desportivas, consulte a empresa de animação turística concessionária do centro náutico de Santa Luzia.

Aldeia do Xisto de Fajão

Fajão é uma aldeia inserida na rede das “Aldeias do Xisto”. O seu vasto património é constituído pela Igreja Matriz (vitrais de Monsenhor Nunes Pereira), pela Capela de N. Sr.ª da Guia (pinturas de matriz religiosa do famoso e ilustre Fajaense Guilherme Filipe, discípulo de Malhoa) e pelo Museu Monsenhor Nunes Pereira.

Aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo

Aldeia do Xisto situada nas margens do Rio Zêzere, marcada pelas emblemáticas barcas que flutuam nas águas do rio Zêzere e faziam ligação entre Pampilhosa da Serra e o Fundão. Esta aldeia oferece aos visitantes momentos únicos na sua Praia Fluvial. Tem ainda, um complexo de lazer composto por Parque de Campismo, Parque de Merendas, Campo de Futebol e Bar de Apoio à Praia.

Património Religioso

Aqui e além, numa povoação, na encosta de um monte ou no fundo de um vale, ergue-se uma igreja ou pequena capela. Pode dizer-se que não há lugar no Concelho que não tenha o seu templo. Aliada à devoção dos crentes anda o sentido da festa: honrar o Santo Patrono. Quando chega o Verão, chegam as procissões e os arraiais. O religioso alia-se ao profano e não há aldeia que não tenha a sua quermesse e o seu bailarico. As celebrações Pascais e a Festa da Padroeira Senhora do Pranto, celebrada a 15 de agosto, são as duas importantes manifestações religiosas da vila de Pampilhosa da Serra.

Espaços Museológicos

Vistas Panorâmicas

Pampilhosa da Serra é uma região de destino turístico surpreendente, onde a natureza exibe todo o seu esplendor, podendo ser apreciado através da oferta de ótimos miradouros que nos permitem ter uma noção mais profunda da sua imensidão.

Caracterizado pela sua singularidade natural, enquadrada pelas vistas panorâmicas, leva-nos até sítios com características próprias da paisagem dominante.

A área de atuação da Pinhais do Zêzere circunscreve-se à totalidade dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande. Em termos administrativos, o território situa-se na região Centro (NUTS II), e nas NUTS III da Região de Coimbra (Pampilhosa da Serra) e da Região de Leiria (Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande).

Ao nível supramunicipal, a Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento, integra o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal de Coimbra e de Leiria.