Pinhais do Zêzere

O que visitar

Praia Fluvial de Aldeia de Ana de Aviz

Com uma represa que sustém a água da Ribeira de Ana de Aviz é um local de ambiente agradável para tomar banho e desfrutar do sol, sendo reconhecida pelas suas boas condições para desfrutar do encanto das praias fluviais.

Acesso 39°55’7.64”N 8°17’3.14”W
Saindo da vila de Figueiró e seguindo na direção de Aldeia Ana de Aviz, encontrará a praia logo à entrada desta localidade.

Instalações de apoio Bar, parque de merendas, instalações sanitárias e balneários. Praia Acessível.

Praia Fluvial das Fragas de São Simão

Deixe-se fascinar pelo cenário das Fragas de São Simão. Aqui encontrará um Miradouro com vista para a Aldeia do Xisto do Casal de São Simão e para a praia fluvial, que decerto não lhe será indiferente. Uma praia fluvial extraordinária, embutida entre duas fragas, de uma beleza ímpar.

Prepare-se para descobrir um fantástico mundo natural. A emoção é garantida.

Aldeias do Xisto

Descubra um casal com uma só rua. Com uma fonte que continuamente entoa a canção da água, uma capela que nos conta a lenda de um santo. E uma vereda que nos leva à praia, mesmo ali encaixada nas Fragas de São Simão. Aqui também há uma loja e restaurante das Aldeias do Xisto e uma associação cujo nome se confunde com o que nos promete esta aldeia: que estamos a entrar em Refúgios de Pedra.

A Volta dos Artistas

A Capela é uma das mais antigas do Concelho, tendo sido edificada, em 1695. Tenha ou não um traço que mereça maior classificação é pelo menos um edifício do século XVII, património do Concelho. No campanário ostenta um sino de 1747.

Esta Capela era contígua à quinta do Padre Domingos Dinis Pereira que por isso requereu, em 4 de Maio de 1774, licença “para ser aberta uma porta na capela pública de S. Sebastião, cuja porta está ligada aos muros da sua quinta por onde os familiares possam assistir à missa”.

Casulo de Malhoa

Edifício associado à estadia do pintor José Malhoa em Figueiró dos Vinhos e onde faleceu em 26 de Outubro de 1933.
Atraído pelo convite do seu antigo mestre José Simões de Almeida Júnior (tio), José Vital Malhoa chegou Figueiró dos Vinhos por volta de 1883 e encantou-se pelos horizontes longínquos, as serranias, a cor dos campos e costumes, descobriu modelos para as suas pinturas e motivos para o seu projeto artístico.

Igreja Matriz

Originária do século XIII sob a evocação de Santa Maria, surge no século XIV com a designação de S. João Batista. Foi reconstruída nos séculos XVI e XVII, possuindo características arquitetónicas semelhantes a outras igrejas da região.

No seu interior destaca-se o altar-mor, de talha dourada estilo D. João V, a tela “O Batismo de Cristo”, do pintor José Malhoa, e os painéis de azulejos, de Teotónio dos Santos, datados de 1716, representando cenas da vida de S. João Batista.

Museu e Centro de Artes

Para uma completa experiência conheça o património cultural local. Com mais de oito séculos de existência, Figueiró dos Vinhos é um concelho rico em tradições, carregado de História e histórias, onde o passado convive com o presente e com os projetos futuros. Não deixe de visitar o Museu e Centro de Artes, bem como o Casulo do pintor José Malhoa, onde poderá ficar a conhecer um dos maiores contributos para a projeção de Figueiró dos Vinhos no panorama artístico nacional, através da ligação de várias personalidades do mundo das Belas Artes a este município.

Torre da Cadeia

Construída no século XVI por ordem dos juízes, Diogo de Aguiar e Garcia Rodrigues, dos vereadores, Gonçalo Luís e Álvaro Esteves e pelo procurador do concelho, Pero Rodrigues, como símbolo de poder do município, daqui se avista o núcleo quinhentista da vila e os seus principais edifícios desse período.
Torre robusta, coroada de merlões, com uma porta quinhentista, possuiu um relógio e um sino com o qual o alcaide convocava as assembleias.

Posto de Turismo

O Posto de Turismo, instalado no edifício do Museu e Centro de Artes, é um espaço moderno onde o turista poderá encontrar toda a informação necessária para descobrir o Concelho de Figueiró dos Vinhos.

A sua localização, aleada à informação fornecida, às características do espaço e à oferta diversificada de serviços, fazem do Posto de Turismo, uma montra turística do concelho.