Pinhais do Zêzere

O que fazer

Faça A Grande Rota Do Zêzere – “O Regresso Da Serenidade”

Rota multimodal, os seus 370 Km de extensão podem ser feitos a pé, de bicicleta ou de kayak. Percorre 13 concelhos: Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Constância.

Caminho do Xisto do casal de São Simão

O caminho desenvolve-se na envolvente da aldeia, passa pelas Fragas de São Simão e respetiva praia fluvial, pelas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda. Ao longo das Ribeiras de Alge e do Fato, ricas em vegetação ripícola, podem observar-se as antigas levadas que transportavam a água para as azenhas.

Percurso das Fragas de São Simão

Localizado nas Fragas de São Simão, nas margens da Ribeira de Alge, este percurso liga o Miradouro das Fragas de São Simão à Aldeia do Casal de São Simão, atravessando o fundo da garganta da Ribeira de Alge, numa viagem por diversos espaços e tempos.
Aqui, a paisagem gravita entre a rudeza agreste das Fragas de São Simão e a paisagem agrícola do vale, que evoluiu de forma harmoniosa e interdependente ao longo dos séculos. Ao longo do percurso encontramos áreas naturais, com vegetação muito próxima daquela que seria a vegetação climácica, ora em encostas declivosas, ora em fundos de vale, resquícios de Laurissilva, formação vegetal que em tempos ocupou parte do Portugal Continental.
Encontramos a praia fluvial, onde a Ribeira de Alge rasga o maciço rochoso e segue o seu caminho em direção ao Zêzere. Daqui subimos à aldeia do Xisto de Casal de São Simão, guardada pela ermida que lhe dá nome, Ermida de São Simão, um dos templos mais antigos de Figueiró do Vinhos, datado de 1458.

BTT | Cicloturismo

Percursos Aldeias do Xisto (Centro de BTT da Ferraria de São João – Penela). Infraestrutura desportiva permanente, constituída por redes de trilhos para a prática de BTT e locais de acolhimento dotados de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT de lazer. Na Aldeia da Ferraria de São João, no Concelho de Penela, existem alguns percursos que passam por Figueiró dos Vinhos.

Escalada

Aproveitando as excelentes condições naturais para a prática da escalada em rocha, existem duas zonas dedicadas a esta prática: as Fragas de São Simão e as Fragas do Cercal, com cerca de 40 vias equipadas. Na zona envolvente à Praia Fluvial das Fragas de São Simão encontrará 3 vias, com cerca de 75 metros de altura, com 3, 4 e 5 lanços, numa zona que impressiona pela sua envolvente beleza natural. Na zona do Cercal tem ao dispor 37 vias dispersas pela crista quartzítica, de IV a 6c, com alturas que rondam entre os 8 metros e os 22 metros.

Pesca desportiva

Associada ao alívio do stress e à tranquilidade, a pesca em águas interiores, seja lúdica ou desportiva, embarcada ou à margem é uma importante atividade de lazer com relativa importância no Concelho de Figueiró dos Vinhos. Contribui, direta e indiretamente, para o desenvolvimento sustentado, aproveitando os bons recursos biológicos naturais e recursos hídricos existentes. As espécies mais procuradas nestas águas são os barbos, bogas, carpas, achigãs e truta fário.