Pinhais do Zêzere

O que visitar

Praia Fluvial das Rocas

A Praia Fluvial das Rocas é um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pêra.

Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do paí­s), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.

As Águas lí­mpidas da Ribeira de Pêra espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.

Praia Fluvial do Poço Corga

Situada no leito da Ribeira de Pera, de águas límpidas e cristalinas, a Praia Fluvial do Poço Corga proporciona ao visitante a tranquilidade e serenidade necessárias para renovar forças e deliciar o corpo e o espírito.

As paisagens bucólicas, que misturam o verde da Serra da Lousã com o azul do céu, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, propiciam um contacto pleno com a natureza.

Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas e o Museu “Lagar do Corga”, antigo lagar movido a energia hidráulica, recorda aos visitantes como os nossos antepassados produziam o azeite.

A Casa do Neveiro

Fundado em 9.6.1996 nas instalações do CIRUC, o nosso sonho está, desde 2002, nas instalações da Junta de Freguesia do Coentral, antiga casa onde nasceu, em 1835, D. Manuel Agostinho Barreto, Bispo do Funchal.

Assim, neste Núcleo Museológico, além de toda a história do Rancho Folclórico Neveiros do Coentral, criado em 1964, homenageamos o nosso fundador Dr. Herlander Machado e os nossos antepassados nos seus usos e costumes, relembrando suas casas e actividades de subsistência (agricultura, pastorícia, profissões diversas, indústria artesanal, etc.).

Capela Antiga de Pera

A Capela é uma das mais antigas do Concelho, tendo sido edificada, em 1695. Tenha ou não um traço que mereça maior classificação é pelo menos um edifício do século XVII, património do Concelho. No campanário ostenta um sino de 1747.

Esta Capela era contígua à quinta do Padre Domingos Dinis Pereira que por isso requereu, em 4 de Maio de 1774, licença “para ser aberta uma porta na capela pública de S. Sebastião, cuja porta está ligada aos muros da sua quinta por onde os familiares possam assistir à missa”.

Museu Casa do Tempo

Por iniciativa da Câmara Municipal, a vila de Castanheira de Pera viu nascer, a 4 de Julho de 2001, a Casa do Tempo.

Trata-se de um espaço vocacionado para a preservação e valorização do património relacionado com a arte tipográfica. Além disso, pretende ser também um espaço vivo e dinâmico, impulsionador do progresso da região, nomeadamente como centro de difusão cultural.

Ribeira das Quelhas

As margens da Ribeira das Quelhas são de uma rara beleza natural. As suas fragas imponentes fazem com que as águas se despenhem de grandes altitudes.

Explora o verdejante Vale Silveira, com as suas construções em ruínas e o seu ribeiro de águas calmas, seguindo pela levada até ao Coentral, aldeia serrana, escondida nas vertentes da serra, com as suas casas e pormenores pitorescos.

Ribeira de Pera

Num vale onde reina o verde, a Ribeira de Pera percorre turbilhante o seu caminho, despenhando-se abruptamente de açude em açude, de cascata em cascata, numa mescla de tons verde água e de sons vários, num cenário naturalmente inexplorado.

As piscinas e os carreteiros que ligam a serra à ribeira proporcionam aos visitantes uma multiplicidade de prazeres que se desdobram em actividades que vão desde a aventura ao simples desfrutar relaxante da natureza.

Santo António da Neve

No antigo Cabeço do Pereiro ergue-se uma capela em honra de Santo António e porque foi mandada construir por Julião Pereira de Castro, neveiro-mor da casa Real, passou o local a designar-se por Santo António da Neve.

Esta capela tem a seguinte inscrição:

“Esta capela do glorioso Santo António de Lisboa a mandou fazer Julião Pereira de Castro reposteiro do nosso reino da câmara de sua Magestade e neveiro de sua Real casa em terra sua ano 1786.”

Serra da Lousã

Castanheira de Pera é a porta para a primeira grande Serra a Sul – a Serra da Lousã – que atinge os 1058 metros de altitude no Santo António da Neve.

Para além de uma esplêndida vista sobre a região Centro do país, que abarca desde Espanha ao Atlântico, passando pela Serra da Estrela, pode ainda observar-se três dos sete poços neveiros aí edificados, bem como a capela de Santo António, construções classificadas como Monumentos Nacionais.

Posto de Turismo – Casa do Tempo

Castanheira de Pera é a porta para a primeira grande Serra a Sul – a Serra da Lousã – que atinge os 1058 metros de altitude no Santo António da Neve.

Para além de uma esplêndida vista sobre a região Centro do país, que abarca desde Espanha ao Atlântico, passando pela Serra da Estrela, pode ainda observar-se três dos sete poços neveiros aí edificados, bem como a capela de Santo António, construções classificadas como Monumentos Nacionais.

Casa do Soares

Casa do Soares: casa que, durante longos anos, serviu de lar a muitos guardas florestais. Esta casa tem como matriz – Casa da Guarda Florestal D-149, registada como património do Estado e pertencente à Direcção Geral do Património do Estado. Situada em Cova das Malhadas, está inscrita na matriz urbana da freguesia do Coentral, concelho de Castanheira de Pera. É conhecida, entre os Castanheirenses, como a “Casa do Soares” – Soares era o nome do último guarda florestal que nela habitou.

Lagar do Corga

O Lagar do Corga, que era inicialmente um lagar de varas, consta-se qVista Geral do Museu Lagar do Corgaue tem mais de 400 anos de existência. No entanto, os primeiros registos escritos surgem em 1939, ano em que foi pedida a primeira licença para laborar como lagar de azeite. Essa licença foi concedida dois anos mais tarde, em 1941, a Manuel Aguiar Cortês, sendo este o primeiro proprietário de que há registo. Por força da transposição das novas normas comunitárias para a legislação portuguesa, tornava-se impossível continuar a laboração do lagar naquela localização.