Pinhais do Zêzere

Missão e Visão

Missão e Valores

A vocação do território constitui o quadro de referência que confere sentido às intervenções a desenvolver. Representa por isso um cenário prospetivo e de médio prazo, assente numa lógica de valorização de oportunidades. O mote “Pinhais do Zêzere” – Uma Área, Um Centro Alternativo e Sustentável”, permanece como âncora a preservação e valorização dos recursos naturais incutindo-lhe um caráter inovador e capaz de alavancar nos múltiplos setores económicos com potencial.

Pretende-se assim que, o território da Pinhais do Zêzere se distinga pela valorização e preservação dos seus recursos naturais, com principal destaque para a paisagem e os seus usos agroflorestais múltiplos (apicultura, biomassa, horto fruticultura, pecuária), e das atividades económicas a eles associadas direta ou indiretamente (turismo), assim como pela aposta numa sociedade inclusiva e empreendedora baseada na interação dos agentes e setores dominantes do território.

Área de intervenção da entidade

A área de atuação da Pinhais do Zêzere circunscreve-se à totalidade dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande. Em termos administrativos, o território situa-se na região Centro (NUTS II), e nas NUTS III da Região de Coimbra (Pampilhosa da Serra) e da Região de Leiria (Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande).

Ao nível supramunicipal, a Pinhais do Zêzere – Associação para o Desenvolvimento, integra o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal de Coimbra e de Leiria.